É senhorio com casa/loja arrendada?

A partir de Maio de 2015 os senhorios terão de emitir recibos electrónicos de rendas. Esta alteração vem no seguimento da implementação da reforma do IRS levada a cabo por o actual governo.

 

Como emitir recibo electrónico de Rendas?

Em primeiro lugar o senhorio terá de ter acesso ao site das declarações electrónicas, caso não possua a senha terá de a solicitar no site da AT – autoridade tributária, e no prazo de 5 dias úteis receberá comodamente na morada fiscal.

Em seguida, e a partir de 1 de Maio de 2015 estará disponível no site da AT – Autoridade Tributária a aplicação para preenchimento de recibo electrónico de renda, em que os campos relacionados com o imóvel arrendado e os dados do inquilino terão de ser preenchidos, bem como o mês a que diz respeito a renda.

 

O que fazer a partir de 1 de Maio?

Nos casos em que os senhorios tenham passado recibos referente a qualquer um dos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, no modelo tradicional, ou seja em papel, no mês de Maio de 2015 terão de emitir um único recibo electrónico que contemple todos os valores até então recebidos. Desta forma, os valores servirão para preencher a nova declaração anual de rendas, que é uma obrigação declarativa dos senhorios a entregar em Janeiro de 2016 com referência a valores recebidos de 2015.

%d bloggers like this: