Comunicado do Banco de Portugal sobre o lançamento do novo sistema de Gestão de Ativos de Garantia e Operações (COLMS)

O Banco de Portugal vai disponibilizar, no dia 29 de junho de 2015, às instituições de crédito residentes em Portugal, um novo sistema de informação para utilização no âmbito da implementação da política monetária do Eurosistema e gestão da linha de crédito intradiário no TARGET2-PT, denominado COLMS (acrónimo inglês para Collateral Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Ativos de Garantia e Operações).

O COLMS é a primeira componente a ser disponibilizada às instituições, de um projeto mais amplo do Banco de Portugal, que tem como objetivo a implementação de uma plataforma integrada para a Gestão de Operações de Política Monetária (GOPM), composta pelos sistemas de informação necessários à implementação da política monetária, designadamente para a condução dos leilões de operações de política monetária e para a gestão dos ativos de garantia e operações.

A plataforma integrará dois sistemas, o COLMS – Sistema de Gestão de Ativos de Garantia e Operações e o SITender – Sistema de Informação de Leilões, a disponibilizar até ao final do corrente ano.

Estes sistemas permitirão aumentar a eficiência operacional, melhorar a monitorização e gestão de informação e reduzir riscos e custos operacionais.
Neste contexto, a nova plataforma constitui um importante instrumento tendo em vista a prossecução dos objetivos estratégicos do Banco de Portugal, nomeadamente no que se refere ao reforço da sua contribuição plena e efetiva para a implementação da política monetária no quadro do Eurosistema e à organização e gestão eficiente dos recursos.

A nova plataforma substituirá, de forma faseada até ao final de 2015, o SITEME – Sistema de Transferências Eletrónicas de Mercado do Banco de Portugal, o qual continuará a ser utilizado como o sistema de informação para os leilões de operações de política monetária até à entrada em funcionamento do SITender.

 

http://www.bportugal.pt/sibap/application/app1/docs1/manual/textos/10-2015m.pdf

 

Lisboa, 25 de junho de 2015

 

Fonte: https://www.bportugal.pt/

 

%d bloggers like this: