Muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas…

Já há algum tempo que não aconselhávamos a compra de um livro aos nossos leitores. De facto, não nos tínhamos apercebido de algo de novo no mercado que pudesse ser útil, não só aos peritos avaliadores de imóveis mas também a quem exerce a atividade de mediação imobiliária.

 

Este nosso interregno foi interrompido pelo aparecimento do livro “Estatística, muitas aplicações e outras fórmulas…”, ISBN 978-989-20-6961-6, da autoria de José Dias Curto.

 

Achamos o livro muito interessante sobre vários aspetos, nomeadamente:

 

– Solidifica os conhecimentos numa área muita importante para a avaliação de imóveis, que é a utilização da inferência estatística para a estimativa do valor de mercado de um imóvel pelo método comparativo. Ainda neste ponto, gostaríamos de dar um destaque especial para o capítulo dedicado à construção de amostras que, se bem estruturadas, ajudam na obtenção de um resultado de acordo com os parâmetros mínimos para que os modelos possam ser considerados aceitáveis.

 

Por outro lado, explica de uma forma muito clara, que ainda não tínhamos lido, a transformação de variáveis. Relembramos a importância que atribuímos a este ponto, recordando o nosso artigo “Transformação de variáveis?”.

 

– Todos os exemplos tratados no livro estão vertidos em dois ficheiros “excel”, com os quais os leitores podem exercitar as matérias apreendidas.

 

– É um livro interativo. Podemos testemunhar que todas as dúvidas que colocamos ao autor foram respondidas de uma forma muito clara, por “email” e num intervalo de tempo muito curto.

 

Foi assim que ficamos a saber sobre tautologia (“É o que nós chamamos “tautologia”: explicar a dependente em função dela própria na parte explicativa do modelo.”) e sobre o princípio da parcimónia (“Vai ver que o R2 pouco mexe e tem uma grande vantagem, quando menos regressores tiver no modelo, menos informação precisa para estimar o preço de uma outra casa. É o que nós chamamos princípio da simplicidade ou da parcimónia”), aplicados na inferência estatística e, consequentemente, na avaliação de imóveis.

 

Por ultimo, recordamos a ligação onde se pode encomendar o livro, http://bit.ly/2c9usVN, e que José Dias Curto é Doutorado em Métodos Quantitativos de Gestão e Professor das cadeiras de Estatística e Econometria nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos do ISCTE-IUL.

Capa_LIVROJJDC.png

 

Fonte: Avaliar património